10 dicas para iluminar quadros na decoração

Quadros decorativos representam uma solução atual para quem deseja compor ambientes com objetos trazem charme e sofisticação em qualquer cômodo da sua casa, escritórios ou outros espaços de convívio social ou passagem – dica para dar personalidade àquele corredor sem graça

E além de escolher os melhores quadros, vale também saber como iluminá-los. Dessa forma, você consegue criar jogos de luz, efeitos e cenas diferentes, para dar o destaque perfeito! 

A melhor lâmpada

A cor que a lâmpada produz ao ser acesa interfere diretamente nas cores da obra de arte já na parede. Então, atente-se ao tipo de lâmpada que você irá utilizar. 

É importante utilizar modelos de lâmpadas halógenas, pois possuem formato compacto e elevado fluxo luminoso. Um ponto negativo é que elas esquentam e podem danificar o quadro. Por isso, devem ser colocadas longe dos objetos para não super aquecê-los. 

Como iluminar quadros YouArt

Outra opção são as lâmpadas PAR20, que deixam o foco um pouco disperso, mas ainda assim garantem efeitos satisfatórios. Caso queira usar as LED, no entanto, verifique sua angulação e índice de reprodução de calor. Para não ter problemas, escolha as dicroicas, ARs e PARs de LED.

O tipo ideal de luminária 

Já existem, no mercado de luminárias, opções específicas para deixarem os quadros com uma melhor visualização. Geralmente, essas luminárias são chamadas de pontuais, pois servem especificamente para destacar um tamanho específico de obra.

Um tipo muito comum e encontrado em qualquer loja de lustres são os spots, muito versáteis, pois permitem direcionamento para qualquer lugar, garantindo versatilidade a qualquer espaço. 

Como iluminar quadros YouArt

As luminárias embutidas em tetos de gesso também representam uma opção para quem deseja dar destaque para quadro. Porém, precisam ser articuladas para você direcioná-las de forma correta. 

A posição das luminárias 

A posição das luminárias depende muito do efeito que você deseja dar à obra de arte. Um dos pontos a se destacar é a instalação. Quanto mais longe a luminária estiver do quadro, maior será a área de abrangência da luz, porém, com menor intensidade e vice-versa. 

Quadros YouArt

O ideal é instalar o ponto luz a um ângulo de 30° em relação ao quadro. Quanto maior o objeto, maior o grau. Vá aumentando de 5° em 5°. Desse jeito, você dará o devido realce à obra. 

Luminárias instaladas nas paredes também são muito utilizadas para fazer a iluminação de quadros. O importante é criar o efeito de foco que a lâmpada proporciona. 

O ideal é procurar um especialista para criar o melhor projeto de iluminação para sua residência ou escritório. Dessa maneira, você terá resultados surpreendentes, dando o devido valor às suas obras de arte. Criatividade é tudo nesse caso!  

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE...

5 dicas de como fotografar paisagens urbanas

Conheça as tendências de cores para 2020

Como decorar ambientes espaçosos

NOSSOS PARCEIROS

CNPJ: 05.302.194/0001-01 - © Copyright 2019 You Art - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: mufasa