5 dicas de como fotografar paisagens urbanas

Tirar fotografias na cidade é uma ótima forma de retratar as paisagens urbanas em sua essência verdadeira. Prédios, monumentos históricos e pontes unidas ao céu azul são a combinação perfeita para se obter um resultado de encher os olhos. 

Porém, criar um retrato que impacte as pessoas pode ser uma tarefa complicada, pois requer atenção aos mínimos detalhes. Não basta sair por aí e tirar uma foto. Na realidade, é preciso estudar o lugar e achar o enquadramento perfeito, por exemplo, para se obter um resultado diferenciado.

Aliás, é preciso valorizar a arquitetura e retratá-la em sua melhor forma e expressão. Para que você consiga captar e aprimorar ainda mais seu estilo sobre essa percepção, separamos cinco orientações a respeito de paisagens urbanas. Confira só: 

1 – Siga linhas arquitetônicas

É essencial se atentar às linhas que você está criando através da fotografia. Assim, você evitará que seu retrato fique com a impressão de torto. Essas linhas podem ser encontradas em prédios ou até mesmo no horizonte.

Você até pode ajustar a imagem com o auxílio de um editor de fotos, caso precise. Mas, obviamente, isso cortará parte da sua captação. Então, tente respeitar um bom enquadramento ao fotografar para que não seja necessário cortar parte da imagem depois. 

Aliás, você pode utilizar uma lente tilt-shift. Mas caso essa opção não seja viável, procure um apoio em que você consiga nivelar seu equipamento para deixá-lo de acordo com suas necessidades. 

2 – Faça as fotos durante a “hora azul”

Quer fotos espetaculares? Então, fotografe durante o pôr do sol e o começo da noite – que dura, aproximadamente, 45 minutos. Esse tempo é o período em que o céu se transforma com mais agilidade, momento perfeito para captar o brilho das luzes.

Nesse caso, a claridade natural é o bastante para que a foto transpareça todos os detalhes dessas paisagens urbanas.  

3 – Encontre o sol e fotografe ao seu oposto

Se você optar por fotografar edifícios, observe a direção do sol e vá ao oposto dele, para que a luminosidade atinja todos os ângulos da foto. Aliás, essa dica também serve para quando você quiser fotografar pessoas. 

4 – Busque lugares altos 

Você pode inovar e capturar registros de locais altos e diferentes. Busque o andar mais alto de um prédio, um rooftop ou até mesmo um morro próximo e que seja seguro para pegar a vista de uma maneira completa. 

5 – Pesquisa e planejamento 

Pensar com antecedência no seu registro é primordial. Esse planejamento serve para você não ficar perdido, sem saber por onde começar. Além disso, essa tática garante que você não se esqueça de fazer nenhum clique. Também reveja todos os seus equipamentos para que nada falte e você não fique na mão.

Leve em consideração também o clima e o horário, tudo isso para você não pegar chuva, por exemplo, algo inesperado e que pode atrapalhar seu dia de fotos. Então, tire esse tempo para planejar seu dia!  

Confira a seguir algumas fotos de paisagens urbanas que temos disponível em nosso site: 

Paisagens urbanas Giuliano Indecato YouArt
Giuliano Indecato 25
Estação da Luz SP Paisagens Urbanas YouArt
Estação da Luz por Renato Molas 67
Centro da cidade Paisagem Urbana YouArt
Centro de SP por Renato Molas 49
Paisagens Urbanas Renato Molas YouArt
Paisagens urbanas por Renato Molas 65
Fotografia de paisagens urbanas por Renato Molas YouArt
Renato Molas 64
Paisagens urbanas por Natalia Osis YouArt
Janelas e portas por Natalia Osis 03
Paisagem urbana YouArt
Paisagem urbana por Renato Molas 52
Edifícios YouArt
Renato Molas 62
Paisagens urbanas coloridas YouArt
Cores por Renato Molas 61
Natalia Osis YouArt
Natalia Osis 36

Na hora escolher o melhor quadro para seu espaço, conte com a YouArt! O nosso acervo digital conta com fotografias autorais de fotógrafos renomados, que vão transformar completamente a sua casa ou escritório. Você também pode escolher uma fotografia própria para transformar em obra de arte. Fale conosco!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE...

Fotografia de detalhe: conheça as obras de Jérôme Sainte-Rose

Fotografias de cidades pelo mundo na sua casa

Fotografia de detalhe: conheça as obras de Ciro Amado

NOSSOS PARCEIROS

CNPJ: 05.302.194/0001-01 - © Copyright 2020 You Art - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: mufasa