Aprenda a colocar valor na sua obra de arte

Depois de muito esboço, tempo, inspiração, transpiração e insistência, a obra finalmente fica pronta! Mas e agora, como definir um preço para o seu trabalho artístico? Em vez de definir qualquer cifra ao acaso, aprenda a colocar valor na sua obra de arte.

Muitos aspectos devem ser levados em conta na hora de precificar o seu trabalho, mas três fatores prevalecem, já que formam a estrutura de qualquer obra, independentemente de qual seja o seu campo de atuação: materiais, complexidade da composição e, é claro, a sua história.

1 – Materiais

Uma obra em madeira rústica não deve custar tanto quanto uma obra em madeira que recebeu aquela camada de verniz importado, certo? Portanto, é extremamente importante considerar a qualidade do material usado na composição da obra (e o custo dele!), do sketchbook a processos de acabamento.

2 – Complexidade da composição

Além de colocar na ponta do lápis a qualidade e o valor investido no material, considere a complexidade, na hora de definir o preço da obra.

É claro que tempo não é tudo, mas um quadro pintado em 30 minutos não recebeu a mesma dedicação de uma série de quatro telas pintadas ao longo de dois meses, né? Considere quanto esforço, criatividade, inspiração e originalidade a sua obra tem.

3 – Sua história

Antes de precificar a sua obra, pense no seguinte: qual é o seu valor como artista? Nessa equação existencial, inclua “valores” como sua formação profissional, seu tempo de carreira, sua experiência, cursos realizados, viagens feitas e o mais importante: sua história de vida.

Obra de arte YouArt

Muitos outros fatores vão entrar nessa conta para definir o preço da sua obra de arte, como o seu prazo, caso seja uma encomenda, o tipo de cliente/comprador, o que você espera daquela obra… Enfim, a conta é difícil, mas você vai perceber que ela fica mais fácil de fazer conforme seu lado empreendedor é exercitado.

Caso seja possível, faça uma pesquisa de mercado e converse com outros artistas, a fim de saber se não está cobrando barato demais ou muito caro. Mas, no fim das contas, considere a sua opinião. Somente você pode determinar o seu valor artístico e financeiro.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE...

5 dicas de como fotografar paisagens urbanas

Conheça as tendências de cores para 2020

Como decorar ambientes espaçosos

NOSSOS PARCEIROS

CNPJ: 05.302.194/0001-01 - © Copyright 2019 You Art - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: mufasa